Escola palco de tiroteio em Sobral já recebeu prêmio por projeto científico

Instituição E.E.M. Professor Luis Felipe foi reconhecida por excelência em Ciências, Linguagens e Geografia; Sobral é classificada como cidade com melhor educação do Brasil

Beto Souza, da CNN, em São Paulo
Alunos foram baleados em escola do Ceará  • Reprodução/Google Maps
Compartilhar matéria

A Escola de Ensino Médio (E.E.M.) Professor Luis Felipe, localizada em Sobral, no interior do Ceará, foi palco de um tiroteio que terminou com dois mortos e três feridos. A instituição é conhecida pelo engajamento em áreas acadêmicas e culturais.

A escola tem um projeto, nomeado "Espaço Delas", que já foi premiado no Ceará Científico, criado para estimular a pesquisa científica e a partilha de conhecimentos nas escolas estaduais. O projeto tem como objetivo incentivar a formação de meninas cientistas.

Na área de Linguagens e Códigos, a escola garantiu proficiência no nível intermediário em Português, e alunos avançaram na Olimpíada Nacional de Português deste ano.

As conquistas se estendem à Geografia, com três estudantes conquistando ouro na OBG (Olimpíada Brasileira de Geografia) estadual.

Cidade é destaque em educação

O Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), revelou que Sobral é a cidade com a melhor qualidade de educação no Brasil, ocupando o 1º lugar entre 410 cidades.

Em Sobral, os indicadores mais altos são da qualidade do ensino fundamental, que é medida pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Sobral criou leis de bonificação para profissionais de educação, considerando o desenvolvimento de seus alunos, que são monitorados mensalmente pela prefeitura.

O que sabemos sobre ataque em escola

O ataque na escola em Sobral resultou na morte de dois adolescentes e deixou outras três pessoas feridas por disparos. O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (25).

Os disparos foram feitos a partir da calçada da instituição. Drogas, incluindo uma balança de precisão e embalagens, foram encontradas com uma das vítimas.

O caso está sob investigação da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, que apura a hipótese de uma briga de facções como motivação do ataque.