Cenipa investiga queda de avião de deputado nos Lençóis Maranhenses

Bruna Emanoely, de 23 anos, e Manoel Victor Britto, piloto da aeronave, morreram em acidente no último sábado (9); causa é desconhecida

Helena Barra e Giovanna Machado, da CNN*, São Paulo
Manoel Victor Britto e Bruna Emanoely  • Redes Sociais
Compartilhar matéria

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) abriu uma investigação para descobrir o motivo da queda do avião de pequeno porte, que deixou duas vítimas nos Lençóis Maranhenses (MA), no último sábado (9).

A informação foi divulgada pela FAB (Força Aérea Brasileira), nesta terça-feira (12). Segundo o órgão, o objetivo da apuração é identificar os possíveis fatores, de modo que ocorrências semelhantes não aconteçam. 

O acidente envolvendo a aeronave de matrícula PU-GIV, que pertence ao deputado estadual Francisco Nagib de Oliveira (PSB), é investigado pelo Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Cenipa.

"Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação", informou a FAB.

Relembre o caso

Um avião de pequeno porte, que pertence ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB), caiu nesse sábado (9) nos Lençóis Maranhenses, na cidade de Santo Amaro do Maranhão.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as únicas duas pessoas que estavam no avião, de prefixo PU-GIV, morreram no acidente.

Equipes do Centro Tático Aéreo, do 2º Batalhão de Turismo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade participaram do resgate, realizado durante a madrugada.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os corpos das vítimas foram levados ao Hospital de Santo Amaro e, em seguida, encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de São Luís.

As causas do acidente ainda não foram confirmadas.

Quem eram as vítimas

Bruna Emanoely, de 23 anos, era recém formada médica veterinária, pelo Itavet (Instituto de Treinamento e Atualização Veterinário). "Bruna era aluna assídua do Itavet e muito dedicada em tudo o que se propôs a fazer, uma perda enorme para o futuro da nossa profissão", relata a faculdade em nota divulgada.

Segundo a advogada Nelyany Araújo, tia de Bruna, ela viajava para São Luís para passar o Dia dos Pais com o pai e aproveitou uma carona com o piloto Manoel Victor Britto, amigo da família, que também morreu na queda do avião. “Estamos todos devastados”, afirmou.

A família de Bruna, que é proprietária de um restaurante em Santa Inês — cidade natal da jovem —, divulgou nota a descrevendo como “alegre e bondosa” e informou a suspensão das atividades do estabelecimento neste domingo (10).

O deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB), lamentou a morte de Manoel Victor Britto, o qual ele se refere como um amigo. "Manoel era um amigo próximo que a aviação me presenteou", afirma em seu perfil.

Deputado estadual Francisco Nagib compartilhou, nas redes sociais, o último registro da aeronave • Reprodução/Redes sociais
Deputado estadual Francisco Nagib compartilhou, nas redes sociais, o último registro da aeronave • Reprodução/Redes sociais

"Manoel, um jovem trabalhador, sempre gostou de emoções. Tudo que topava fazer, saía bem feito. Deus quis assim, que seu destino fosse ficar eternamente nos Lençóis Maranhenses, lugar que você tanto gostava. Sem acreditar", completou o político.

Manoel Victor Britto, havia tirado a habilitação e atualmente trabalhava como piloto. O homem era formado na Universidade Salgado de Oliveira, em Recife, capital de  Pernambuco. Além disso, ele deixou dois filhos menores e cinco irmãs. 

Vítimas do acidente de avião de deputado no Maranhão • Reprodução/Redes sociais
Vítimas do acidente de avião de deputado no Maranhão • Reprodução/Redes sociais