Veja como é o presidio para onde Hytalo Santos e marido serão transferidos

O casal detido no CDP de Pinheiros será levado em um voo comercial para João Pessoa nesta quinta-feira (28)

Felipe Souza, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

A Justiça de São Paulo determinou, nesta quarta-feira (27), a transferência do influenciador digital Hytalo Santos e de seu marido, Israel Nata Vicente, conhecido como “Euro”, para a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa, capital paraibana. O casal, que está detido no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, em São Paulo, será levado em um voo comercial, nesta quinta (28).

O casal é investigado pelo Ministério Público da Paraíba por exploração sexual infantil e tráfico humano, desde 2024 e, com notoriedade, após o youtuber Felca denunciar a exposição de menores de idade em conteúdos produzidos por Hytalo, o que levou à prisão preventiva e às investigações.

A defesa dos influenciadores havia solicitado que eles fossem transferidos para a Penitenciária de Tremembé, em São Paulo, conhecida por abrigar detentos de grande repercussão nacional. No entanto, o juiz rejeitou o pedido e determinou que o casal seja encaminhado para o estado onde o processo criminal tramita.

Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega

Na penitenciária paraibana, as visitas sociais e íntimas acontecem aos domingos, além do cadastro de visitantes exigir a apresentação de documentos como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais.

Segundo a SEAP-PB (Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba), a lista de itens permitidos para a entrada de familiares é controlada e limitada. É permitido levar até 2kg de legumes e frutas, além de 500 gramas de doces e biscoitos, que devem estar em embalagens transparentes. Também é autorizada a entrada de até 2 litros de suco claro, um maço de cigarro ou 500 gramas de fumo.

As roupas e calçados devem ser brancos ou de cores claras, com um limite de duas peças de roupa por tipo e um par de chinelos. Itens de higiene e limpeza, como desodorante cremoso, sabão em barra ou em pó, água sanitária e barbeadores descartáveis, também são permitidos, mas com restrições e sob fiscalização.

Situação da unidade e ações institucionais

O Ministério Público da Paraíba realizou uma inspeção em fevereiro de 2024 e constatou melhorias como salas com divisórias para audiências de custódia remotas, uso do novo pavilhão e instalação de lâmpadas de LED nas guaritas. Contudo, foram identificadas falhas no consultório médico, na entrega de medicamentos, na higiene da cozinha e na manutenção de extintores.

A Vara de Execuções Penais do TJ-PB (Tribunal de Justiça da Paraíba) já havia inspecionado a unidade em setembro de 2021, apontando a conclusão das obras dos pavilhões 5 e 6, que reduziram a superlotação histórica — de até 1.400 presos para cerca de 540 na época.

Atualmente, segundo a Defensoria Pública da Paraíba, cerca de 650 presos provisórios são atendidos por apenas três defensores. Em outubro de 2024, a instituição se reuniu com a direção do presídio para discutir a ampliação da equipe.

A penitenciária também mantém ações de cidadania e religiosas. Em maio de 2024, em parceria com o CNJ, foram emitidas 70 certidões de nascimento para internos. Já em dezembro de 2023, foi celebrada uma missa de Natal antecipada pela SEAP-PB.

Entenda a prisão

O homem apontado como autor de ameaças contra o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como "Felca", foi preso após o influenciador divulgar denúncias sobre adultização e pedofilia nas redes sociais. A prisão aconteceu na cidade Olinda, no Pernambuco.

Segundo o processo que a CNN teve acesso, as ameaças chegaram por e-mail e acusavam o próprio Felca de ser pedófilo.

Após a identificação do usuário que enviou as ameaças, a Polícia Civil de São Paulo, por meio do Noad (Núcleo de Observação e Análise Digital), da 3ª Delegacia de Crimes Cibernéticos, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), e com apoio da Polícia Civil de Pernambuco, cumpriu os mandados.

Vídeo mostra momento da prisão de suspeito de proferir ameaças contra Felca

Em um destes cumprimentos, o homem foi localizado e preso. Ele estava acompanhado de outro indivíduo, que também foi conduzido à delegacia por estar em situação de flagrante delito já que, durante a ação, os policiais encontraram o computador do alvo em uso.