Quem era homem que morreu atingido por barra de supino em academia

Ronald José Salvador, de 55 anos, era conhecido por sua paixão pelo frevo e por bonecos de Olinda

Helena Barra, da CNN Brasil*, Thomaz Coelho, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

Ronald José Salvador, de 55 anos, morreu nessa terça-feira (2), após ser atingido por uma barra de ferro enquanto executava o exercício de supino em uma academia de Olinda, Grande Recife.

Nas redes sociais, o Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda lamentou o falecimento do presidente do Centro Cultural.

“Hoje perdemos não apenas um líder, mas um amigo, um criador, um defensor apaixonado pela Cultura Popular e um dos grandes responsáveis por manter viva a tradição dos bonecos gigantes que encantam Olinda e o mundo."

Familiares e amigos também se manifestaram sobre a morte do homem. Ele era conhecido por sua paixão pelo frevo e por bonecos de Olinda.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Centro Cultural Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda (@palaciodosbonecos)

“Ronald era um amigo, um parceiro de caminhada, alguém que dedicou tempo, energia e amor para que nosso desfile brilhasse como o povo merece", lamentou a equipe do bloco carnavalesco "Homem da Meia-Noite", do qual a vítima fazia parte. 

Ronald era presidente e “figura indispensável” para a história e construção do Centro Cultural Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda. Em respeito, o Palácio dos Bonecos suspendeu as atividade, retornando normalmente na sexta-feira (5).

Em nota, a RW Academia — local do ocorrido — lamentou a morte do aluno. Após o acidente, que aconteceu na segunda-feira (1°), toda a equipe prestou atendimento imediato ao aluno, que foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu.

“Ele foi uma pessoa amada e muito querida por familiares, amigos e alunos, deixando lembranças que permanecerão para sempre em nosso corações”, relatou a academia.

O velório e sepultamento de Ronald aconteceu na tarde desta quarta-feira (3) no cemitério Morada da Paz - Paulista (PE).

Morte em academia: especialista explica técnicas de 'pegada' no supino

morte de Ronald José Salvador, 55 anos, após um acidente com a barra de supino em uma academia em Olinda, Grande Recife, levantou questões sobre a segurança e a técnica utilizada nesse exercício de alto risco. O acidente, registrado por câmeras de segurança na segunda-feira (1), ocorreu quando a barra de ferro escorregou de sua mão e atingiu seu tórax.

Em vídeo publicado nas redes sociais, com mais de 916 mil visualizações no Youtube, o influenciador, bodybuilder e influenciador Julio Balestrin explica as técnicas do exercício de supino.

De acordo com Balestrin, a prática exige controle total da barra, e a maneira como o peso é segurado é crucial para a prevenção de acidentes.

No vídeo, ele explica que existem diferentes variações de "pegada", sendo exemplos de como é feita a "pegada fechada", quando o polegar das mãos contorna a barra usada para levantar o peso.

Outra técnica é a chamada "pegada aberta", quando o polegar apenas apoia a sustentação da barra. É possível constatar pelas imagens do acidente que a vítima em Olinda, aplicava a técnica de "pegada aberta". Veja abaixo:

Polícia Civil de Pernambuco continua com as investigações em andamento para esclarecer todas as circunstâncias do acidente, que foi inicialmente classificado como morte acidental.

*Sob supervisão de Pedro Osorio