Prefeito de Barreiros faz pouso forçado de ultraleve em praia de Pernambuco

Aeronave apresentou falha na caixa de redução; piloto conduziu pouso seguro na faixa de areia da praia de Muro Alto e ninguém se feriu

Gabriela Bento, colaboração para a CNN Brasil, no Recife
A aeronave havia decolado do Aeródromo Coroa do Avião, no Litoral Norte do estado, com destino ao Aeródromo Herval, em Barreiros, no Litoral Sul de Pernambuco  • Reprodução/Redes sociais
Compartilhar matéria

Após uma falha na caixa de redução da aeronave, o prefeito de Barreiros (PE), Carlinhos da Pedreira (PP), precisou realizar um pouso forçado de um ultraleve, na última segunda-feira (8), na praia de Muro Alto, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.

Imagens registradas da cabine mostram o momento em que o piloto conduz o ultraleve até a faixa de areia. O prefeito e o passageiro não se feriram. A aeronave havia decolado do Aeródromo Coroa do Avião, no Litoral Norte do estado, com destino ao Aeródromo Herval, em Barreiros, no Litoral Sul de Pernambuco.

Segundo relato do próprio piloto, nas proximidades do Porto de Suape, ele percebeu uma falha na caixa de redução do ultraleve, o sistema de engrenagens que transmite a potência do motor à hélice, o que poderia comprometer a propulsão da aeronave. Para garantir a segurança, ele escolheu um trecho seguro da praia de Muro Alto para pousar, alertando ao gritos os banhistas antes de tocar o solo.

Após o incidente, o prefeito fez uma transmissão ao vivo em seu Instagram para relatar o ocorrido e tranquilizar os seguidores: “O motor parou. Usei tudo o que aprendi. (...) O importante é ter feito esse pouso com garantia. O resto conserta”, informou.

O prefeito, que voa de ultraleve desde 1991, foi atendido por uma equipe de saúde ainda na praia, que aferiu sua pressão e o deixou em observação. O outro ocupante, responsável pela comunicação com a torre de controle, também não se feriu. O ultraleve segue sob análise técnica.