Comunidades quilombolas do Marajó recebem postes com iluminação sustentável

Moradores destacaram o fim de anos de espera por uma solução de iluminação pública

Thomaz Coelho e Thiago Félix, da CNN, São Paulo
A iniciativa beneficiou diretamente cerca de 175 famílias das localidades de Tartarugueiro e Santana do Arari  • Divulgação
Compartilhar matéria

Duas comunidades quilombolas da Ilha do Marajó, no Pará, receberam 80 postes solares instalados entre os dias 12 e 15 de junho. A iniciativa beneficiou diretamente cerca de 175 famílias das localidades de Tartarugueiro e Santana do Arari.

A instalação foi realizada por voluntários com participação ativa dos próprios moradores. A ação envolveu capacitação, montagem dos postes e superou desafios logísticos comuns na região, como estradas sem pavimentação e dificuldade de acesso por barco.

Moradores destacaram o fim de anos de espera por uma solução de iluminação pública. A ação é conjunta entre a Copa Energia e o Litro de Luz Brasil.

Carmen, moradora de Tartarugueiro, relatou que a ação rompeu uma sequência de promessas não cumpridas.

Vimos minha mãe e minha avó partirem sem terem a chance de ver tudo isso acontecer. E o mais importante: vocês chegaram e fizeram.
Carmen, moradora de Tartarugueiro

A presidente da associação de moradores de Santana do Arari, Elita, também celebrou a instalação dos postes. “Quando colocaram o primeiro poste, já foi uma alegria imensa. Muitas vezes era só promessa. Agora temos energia nas ruas da nossa comunidade”, disse.

Esta foi a quarta edição da parceria entre a Copa Energia e o Litro de Luz Brasil, iniciada em 2023. As ações passaram por territórios urbanos e rurais.