Governo do Pará desmantela base operacional de garimpo ilegal na Amazônia

Ação realizada pelas polícias do estado, em conjunto com secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), resultou na apreensão de embarcações, além da destruição de quatro acampamentos e de um estaleiro ilegal

Tayana Narcisa, da CNN, em Belém
Imagem mostra viaturas dentro de base operacional do garimpo alvo da operação  • Governo do Pará/Edivaldo Sodré
Compartilhar matéria

Uma operação conjunta entre órgãos ambientais e de segurança pública do Pará desarticulou, no último domingo (22), um esquema de mineração ilegal em área de proteção ambiental na Amazônia.

Batizada de “Operação São Benedito”, a ação ocorreu no município de Jacareacanga, sudoeste paraense, dentro do Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul (Revis), unidade de conservação de proteção integral.

A operação resultou na inutilização de 20 embarcações usadas em atividades ilegais de extração de ouro no leito do Rio São Manoel. Entre os equipamentos destruídos estavam dez dragas escariantes, sete balsas flutuantes e três rebocadores.

Um estaleiro clandestino, instalado dentro da Revis para construir e reparar embarcações, também foi desmobilizado. As equipes identificaram ainda quatro acampamentos que davam suporte logístico à atividade garimpeira e os eliminaram. As estruturas estavam localizadas em áreas remotas da unidade de conservação, em uma região sensível que abriga comunidades ribeirinhas e indígenas.

Durante a operação, foram lavrados 18 Termos de Apreensão, 18 Termos de Destruição e um Termo de Depósito. Uma embarcação voltada à pesca esportiva foi autuada por funcionar sem autorização ambiental.

Entre os itens apreendidos pelas equipes estão um equipamento de internet via satélite Starlink, mercúrio, bobinas de cabo galvanizado, tonéis de combustível, uma betoneira, cilindros de gás oxi-acetileno e um casco de rabeta. Esses materiais indicam o alto nível de estrutura e logística envolvido na atividade criminosa.

Além da ofensiva em campo, a operação também deu suporte a investigações em andamento. Foram instaurados um inquérito policial, um boletim de ocorrência e dois termos de declaração formais.

Com mais de 30 mil hectares, o Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul se estende pelos municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, e tem papel fundamental na preservação da biodiversidade amazônica e no combate ao desmatamento e à degradação ambiental.

O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) e pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).