Navios da COP30 ofertam últimas vagas para hospedagem em Belém

Embarcações de cruzeiros que servirão como hospedagem durante a conferência devem abrigar até 6 mil turistas

Tayana Narcisa, da CNN Brasil, Belém
Navios foram contratados com o objetivo de oferecer hospedagem de alto padrão e devem ficar atracados durante todo o período do evento, entre 10 à 21 de novembro  • Divulgação
Compartilhar matéria

Os dois grandes navios contratados para funcionar como hospedagem temporária durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, estão na fase final de reservas.

As últimas cabines estão sendo ofertadas pela organização dos cruzeiros, com descontos progressivos para pacotes que variam conforme o número de acomodações e o período de estadia.

Belém se prepara para receber cerca de 40 mil visitantes em novembro, durante a COP30, e contará com o suporte de duas embarcações de grande porte — o Costa Diadema e o MSC Seaview — que, juntas, comportam cerca de 6 mil passageiros.

Hospedagem e segurança

Os navios foram contratados com o objetivo de oferecer hospedagem de alto padrão e devem ficar atracados durante todo o período do evento, entre 10 e 21 de novembro.

Todo o controle da área portuária será feito por órgãos como a Polícia Federal, a autoridade portuária local, a Marinha do Brasil e os agentes de vigilância do terminal.

O acesso às embarcações será rigorosamente controlado com sistemas de raio-X, inspeção de bagagens e controle de veículos.

Além da segurança pública, as companhias marítimas contam com equipes privadas especializadas e protocolos internacionais de operação.

Conheça os navios

O Costa Diadema foi inaugurado em 2014 e reformado em 2023, o navio tem 306 metros de comprimento e capacidade para 4.947 passageiros em 1.862 cabines.

Possui 11 restaurantes, 12 bares, 3 piscinas e 8 hidromassagens. Seu destaque é a Promenade, um boulevard de 500 metros que conecta a popa à proa no deck externo.

Navios da COP30 ofertam últimas vagas para hospedagem em Belém • Divulgação;Companhia Docas do Pará
Navios da COP30 ofertam últimas vagas para hospedagem em Belém • Divulgação;Companhia Docas do Pará

Já o MSC Seaview foi lançado em 2018, o cruzeiro da MSC Cruzeiros mede 323 metros de comprimento e 41 metros de largura, com 2.066 cabines e capacidade para 5.329 passageiros. Entre as atrações estão a Panorama Pool, a Promenade de frente para o mar e o Forest Aquaventure Park, um parque aquático temático.

Estrutura para receber os navios

O Governo do Pará também avança nas obras de infraestrutura voltadas à COP30. Neste mês, foi inaugurada a Ponte de Outeiro, que deve melhorar o acesso entre a região metropolitana e a capital.

Já o Porto de Outeiro, construído especialmente para receber os cruzeiros contratados, tem inauguração prevista para o dia 24 de outubro.