Parque da COP30 abre as portas com atividades culturais e esportivas

Parque da Cidade terá colônia de férias gratuita com programação esportiva e cultural durante o mês de julho, antes de ser entregue às Nações Unidas

Tayana Narcisa, da CNN, em Belém
Compartilhar matéria

O principal espaço da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) será aberto ao público a partir do dia 28 de junho. O Parque da Cidade, em fase final de obras, vai sediar uma colônia de férias pública com atividades esportivas, culturais e de lazer ao longo do mês de julho, antes de ser entregue oficialmente à ONU para montagem das estruturas da conferência.

O anúncio foi realizado nesta terça-feira (17) pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), durante evento no ginásio do Parque. Segundo ele, a iniciativa visa garantir que a população paraense possa usufruir do espaço antes de sua utilização oficial pela COP30.

É uma primeira oportunidade de que a população paraense esteja usufruindo do legado que a COP está nos trazendo.
Governador do Pará, Helder Barbalho

O Parque da Cidade será a sede das zonas Azul e Verde da COP30, espaços dedicados a eventos oficiais e atividades paralelas, com participação de chefes de Estado, representantes da sociedade civil, indígenas, cientistas e juventudes do mundo todo.

O local será transferido à gestão da ONU a partir de 1º de agosto, para adaptação da estrutura às necessidades da conferência. Segundo o governador, apenas os dois prédios representam a estrutura de economia criativa e a estrutura de gastronomia ainda não devem funcionar, pois estão sendo finalizados.

Programação diversificada

Durante o mês de julho, o Parque da Cidade contará com uma programação variada, com dez modalidades esportivas, atividades voltadas para crianças de 4 a 16 anos e idosos com mais de 60 anos.

Além disso, haverá atrações culturais promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Belém. Estão previstas.

  • Apresentações musicais;
  • Teatro;
  • Contação de histórias;
  • palhaçaria;
  • Rodas de capoeira e batalhas de hip hop;
  • Entre outras atividades.

A Secretaria de Esporte e Lazer do Estado (Seel) mobilizará profissionais para coordenar aulas e ações esportivas. A programação acontecerá de segunda a sexta-feira com organização por faixa etária e, aos finais de semana, com entrada espontânea.

Além da população de Belém, a estrutura também receberá visitantes de municípios da Região Metropolitana como Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal. Os jovens atendidos pelas Usinas da Paz também participarão das atividades.

Serviço

Colônia de Férias Pública

  • Local: Parque da Cidade – Belém (PA)
  • Funcionamento: De 28 de junho a 31 de julho
  • Programação: Atividades esportivas, culturais, música, teatro, capoeira e muito mais
  • Público-alvo: Crianças (4 a 16 anos), idosos (+60 anos) e população em geral