Peixe-boi com sinais de desnutrição é resgatado na Grande Belém
Animal foi encontrado por moradores ribeirinhos debilitado e encaminhado para atendimento especializado em Belém

Um peixe-boi em situação de vulnerabilidade foi resgatado em uma área ribeirinha de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. A ação foi divulgada neste sábado (17) pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).
O resgate ocorreu na sexta-feira (16), mas os trabalhos começaram ainda na noite da quinta-feira (15), quando equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio de moradores da comunidade, localizaram o animal no rio Utinga-Açu, na Comunidade Bela Vista do Carmelo.
De acordo com a Semade, o peixe-boi media aproximadamente 2,15 metros de comprimento e 1,40 metro de circunferência abdominal.

Durante a avaliação inicial, foram identificadas dificuldades de locomoção, sinais de cansaço extremo, desnutrição e debilidade física, o que exigiu atendimento especializado imediato.
Após o resgate, o peixe-boi foi levado para Belém, onde foi recepcionado pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Pará (Cetas/Ibama-PA) e pelo Instituto Bicho D’Água.
Em seguida, o animal foi translocado para a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde passará por avaliação veterinária, receberá atendimento especializado e terá definido o protocolo de reabilitação.


