Vereador investigado por diploma falso é preso em operação no Pará

Investigações apontaram que parlamentar usou diploma falso nas eleições; durante ação, agentes flagraram o vereador com arma e munições de uso restrito

Tayana Narcisa, da CNN, em Belém
Vereador foi preso por estar com arma e munições de uso restrito  • Polícia Federal do Pará
Compartilhar matéria

Uma operação realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (21) prendeu um vereador em flagrante no município de Redenção, região sudoeste do Pará. O parlamentar estava sendo investigado pelo uso de diploma falso durante as eleições municipais, mas durante a ação foi flagrado com arma e munições de uso restrito.

Batizada de "Senza Titolo”, a operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. Além disso, foram apreendidas mídias eletrônicas e documentos de quatro suspeitos.

Segundo a PF, o vereador estava guardando a arma em depósito diverso do permitido, motivo pelo qual foi preso.

A situação de irregularidade eleitoral vinha sendo investigada pela PF após o parlamentar ter apresentado diploma falso do curso superior de administração, embora não fosse um documento obrigatório para a candidatura.

A instituição de ensino que teria emitido os documentos falsos informou à PF que está sendo vítima de uma organização criminosa que vem praticando o crime de falsificação de documentos, tais como: diploma, histórico escolar, declarações e outros documentos, no Pará e outros estados.

A CNN apura a identidade do político e aguarda nota de posicionamento sobre o caso.