Piloto foge após avião em atitude suspeita ser interceptado pela FAB em RR
Aeronave estava com a matrícula adulterada e vinha da Venezuela; ela sobrevoava o território brasileiro em Reserva Yanomami

Um avião em atitude suspeita foi interceptado e detido pela FAB (Força Aérea Brasileira) em uma região próxima a Surucucu, no estado de Roraima, nesta quarta-feira (19). O piloto fugiu logo após o pouso.
A aeronave partiu da Venezuela e sobrevoava o território brasileiro na Terra Indígena Yanomami, localizada na região amazônica, por volta das 7h.
De acordo com a FAB, a interceptação foi realizada pelo Comae (Comando de Operações Aeroespaciais) após os radares detectarem o avião ao ingressar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e sem contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo.
Por não responder aos contatos, o avião foi enquadrado como aeronave suspeita de tráfico de substâncias entorpecentes e drogas.
Piloto joga avião da Venezuela com 380 kg de maconha em represa no AM
Imediatamente, duas aeronaves de caça A-29 Super Tucano da Força Aérea decolaram para interceptar o avião e adotar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.
Segundo o órgão, foram aplicadas as medidas de averiguação para determinar ou confirmar a identidade da aeronave e vigiar seu comportamento, de acordo com a legislação.
Logo em seguida, medidas de intervenção foram executadas e a FAB determinou a modificação da rota do avião, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo indicado.
Depois do piloto não atender aos avisos da FAB, foi aplicado um tiro de aviso e as determinações foram atingidas. Após, isso, a aeronave foi reclassificada como hostil.
Avião suspeito em Território Yanomami é interceptado pela FAB
O avião, então, realizou realizou pouso em uma pista de terra e em seguida, um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea transportou uma equipe para realizar as Medidas de Controle no Solo, isolando a área.
*Sob supervisão de Tonny Aranha


