RR: Governo combate contrabando e garimpo ilegal em Terra Índigena Yanomami

Ação apreendeu nove mil litros de diesel e quatro toneladas de alimentos; foram encontrados galpões clandestinos no local

Luisa Nicacio, da CNN Brasil*, em São Paulo
Operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami  • Reprodução/ PRF
Compartilhar matéria

Agentes federais apreenderam nove mil litros de óleo diesel e mais de quatro toneladas de alimentos contrabandeados em um depósito clandestino, localizado na zona rural de Boa Vista (RR).

A ação foi realizada na noite da última quarta-feira (15), e faz parte de uma operação contra o garimpo ilegal.

No local, foram encontrados tambores e galões com combustível e centenas de fardos de alimentos armazenados em um galpão sem identificação. Um caminhão e uma bicicleta também foram apreendidos.

De acordo com a Casa de Governo, a operação faz parte de um trabalho contínuo para enfraquecer o garimpo ilegal e impedir o contrabando nas fronteiras. A ação têm como objetivo bloquear o fornecimento de combustíveis e alimentos usados em atividades ilegais na Terra Indígena Yanomami.

Soma de apreensões

Desde a abertura da Casa de Governo, em março de 2024, as ações integradas já retiraram de circulação mais de 202 mil litros de óleo diesel, resultado da soma de apreensões e inutilizações realizadas no estado.

Parte do material foi reaproveitada de forma controlada, sendo destinada à Guarda Municipal de Boa Vista e à Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco).

*Sob supervisão de Tonny Aranha