Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nova ponte na Castello Branco homenageia deputado José Camargo

    Estrutura busca facilitar o acesso à cidade de Osasco, na Grande São Paulo

    Guilherme Gamada CNN São Paulo

    A nova ponte sobre o Rio Tietê, na Rodovia Presidente Castello Branco, em São Paulo, recebeu nesta quarta-feira (19) as placas de sinalização em homenagem ao deputado José Camargo, falecido em 2020.

    O trecho próximo ao Km 16 da rodovia dá acesso direto à avenida Fuad Auada, no bairro do Bonfim, em Osasco (SP), e busca facilitar o acesso à cidade, melhorar a mobilidade urbana regional e promover mais qualidade de vida.

    As placas terrestres aéreas instaladas pela CCR Via Oeste, em parceria com o governo do estado, trazem o nome de José Camargo, que atuou em sua vida pública pela emancipação político-administrativa de Osasco, cidade que passou a morar em 1973.

    A homenagem é de autoria do deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos), por meio do projeto de lei nº 1.220/2023, aprovado na Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em maio deste ano.

    A obra, iniciada em abril de 2022, custou R$ 232 milhões e gerou mais de 6 mil empregos diretos e indiretos, de acordo o governo do estado de São Paulo.

    A inauguração do acesso na Castello Branco aconteceu há um mês, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado pelo secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, além do deputado André Prado, e do prefeito de Osasco, Rogério Lins.

    O início operacional do novo acesso foi marcado pela passagem de sete caminhões carregados com toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul.

    “Um dia para celebrar o marco que tem essa importante entrada para Osasco, que vai impactar positivamente a vida de milhares de habitantes, com a redução do congestionamento, diminuição do tempo de deslocamento e consequente aumento do tempo dedicado à convivência familiar”, disse Tarcísio de Freitas, na época da inauguração da ponte.

    Familiares do deputado receberam uma placa de homenagem das mãos do governador e do prefeito. “A história e o reduto do meu pai sempre foram em Osasco. É uma honra para nossa família, principalmente para o netinho dele, Benício, que ele não conheceu, receber essa homenagem. Estamos muito gratos e felizes”, disse o filho caçula, José Camargo Júnior, que estava acompanhado dos irmãos Renata, Denise e José Ernesto e João Camargo, presidente executivo do Conselho da CNN Brasil.

    José Camargo

    José Camargo nasceu em São Roque, no dia 16 de junho de 1928. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1960, pela Faculdade de Direito de Bauru (SP).

    Com passagens pelo Partido Social Progressista (PSP) e do Partido Trabalhista Nacional (PTN), foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1965, partido de oposição ao regime militar.

    Em 1970, elegeu-se deputado federal pela primeira vez e, depois desse pleito, foi reeleito para outros quatro mandatos. Deixou a Câmara em janeiro de 1991, tornou-se empresário do setor de comunicação e adquiriu concessões de rádio e televisão.

    Deputado, empresário e advogado faleceu em 2020. / Reprodução: Câmara dos Deputados

    O empresário fundou o Grupo Camargo de Comunicação (GC2) e foi proprietário das rádios 89 FM, Nativa FM e Alpha FM.

    Camargo faleceu em 14 de janeiro de 2020, aos 91 anos. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lamentou a morte e destacou sua atuação na radiodifusão do país. “José Camargo era conhecido pelo espírito empreendedor e deixa um importante legado para a radiodifusão paulista e brasileira”, dizia o comunicado da Abert.