Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que é um tornado? Fenômeno atingiu Santa Catarina 5 vezes em menos de um mês

    Temporais provocaram a morte de 3 pessoas no estado e deixaram quase 6 mil pessoas desabrigadas

    Print de um vídeo feito por moradores de Sombrio. Imagens do radar meteorológico do Morro da Igreja
    Print de um vídeo feito por moradores de Sombrio. Imagens do radar meteorológico do Morro da Igreja Defesa Civil Municipal e Estadual

    Duda Cambraiada CNN

    Em menos de um mês, o estado de Santa Catarina registrou cinco tornados. De acordo com a Defesa Civil do estado, os fenômenos aconteceram entre os dias 6 e 18 de novembro. No último fim de semana, intensas tempestades voltaram a atingir o estado.

    Pelo menos três pessoas morreram e 71 municípios estão em situação de emergência. Nesses períodos de eventos climáticos extremos, é comum se confundir com a definição dos fenômenos. Mas, afinal, o que é um tornado?

    Os tornados são grandes redemoinhos de vento, colunas de ar que giram de forma violenta até tocar o chão. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a característica mais marcante é o desenvolvimento vertical do fenômeno, que pode alcançar mais de 15 mil metros de altura.

    Desenho esquemático de um tornado / Divulgação/Cemaden

    Os tornados são classificados de acordo com a escala Fujita e têm seis divisões. A mais leve causa danos brandos e os ventos não passam de 116 km/h. Por outro lado, na classificação mais forte, os ventos podem ultrapassar 500 km/h.

    Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a velocidade dos ventos estimada pelo radar no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, superou a escala de 30 m/s, ou seja, ficaram acima dos 100 km/h.

    Os ventos dos tornados costumam se formar e se dissipar rapidamente, sendo que a maioria fica no solo por menos de 15 minutos, de acordo com informações da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, em inglês).

    Tópicos

    Tópicos