Orgulho LGBTQIA+: monumentos iluminados e protestos; veja fotos de atos no país

Em junho é comemorado o mês do orgulho LGBTQIA+; capitais brasileiras registraram atos

O Congresso nacional iluminado em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, nesta segunda-feira (28)
O Congresso nacional iluminado em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, nesta segunda-feira (28) Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Diversos atos pelo Brasil marcaram o Dia do Orgulho LGBTQI+, celebrado nesta segunda-feira (28). Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Recife foram alguns dos estados que registraram ações de apoio ao movimento.

No Distrito Federal, a iluminação do Congresso com as cores da bandeira marcou o ato em defesa ao orgulho. LGBTQI+. Além do Congresso, o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, também iluminou sua fachada com as cores do arco-íris.

O Teatro Municipal de São Paulo contou com uma intervenção artística escrita “Orgulho Resiste”, e em Recife os protestos pacíficos pediram justiça por Roberta Nascimento, 33 anos, mulher trans que teve 40% do corpo queimado por um adolescente na capital pernambucana. Roberta está internada em estado grave e teve o braço esquerdo amputado, de acordo o Estadão Conteúdo.

No Rio de Janeiro, a manifestação foi nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); os participantes protestaram contra o governo federal e por ações mais justas. Confira as fotos na galeria abaixo:

Mais Recentes da CNN