Papa Francisco nomeia novos bispos para dioceses do Brasil

Municípios de Ruy Barbosa, na Bahia, e Erechim, no Rio Grande do Sul, recebem novos governos pastorais

Papa Francisco nomeou novos bispos para as cidades de Ruy Barbosa, na Bahia, e Erechim, no Rio Grande do Sul
Papa Francisco nomeou novos bispos para as cidades de Ruy Barbosa, na Bahia, e Erechim, no Rio Grande do Sul Foto: Reuters

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (15) novos bispos para duas dioceses no Brasil: dom Estevam dos Santos Silva Filho, para a cidade de Ruy Barbosa, na Bahia, e o padre Adimir Antônio Mazali, para Erechim, no Rio Grande do Sul.

As informações foram divulgadas pelo Vatican News, sistema de informação da Santa Sé.

A diocese gaúcha estava sem liderança desde setembro de 2019, quando dom José Gislon foi transferido pelo pontífice da Igreja Católica para a cidade de Caxias do Sul. Já a mudança no município baiano foi tomada após o bispo católico belga, radicado no Brasil, dom André Marie Gerard Camilla de Witte renunciar ao governo pastoral da diocese.

O padre Adimir Antônio Mazali, de 43 anos, estudou filosofia na Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato”, em Toledo, no Paraná, e Teologia Patrística na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, na Itália.

Leia também:

Papa celebra Páscoa em basílica vazia e pede alívio financeiro a países pobres

Papa diz que pandemia pode ser resposta da natureza para crise climática

Em 5 de maio de 1992, foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Cascavel, onde desempenhou várias funções. Desde 2016, era pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida nessa mesma cidade.

Dom Estevam dos Santos Silva Filho, de 42 anos, frequentou o curso de filosofia no Instituto Filosófico Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e de Teologia no Instituto Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, MG. Além disso, fez especialização em Comunicação na Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, na Colômbia, e no Serviço da Pastoral da Comunicação (Sepac), de São Paulo.

Em 9 de junho de 1995 foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Vitória da Conquista, onde assumiu várias funções. Recebeu ordenação episcopal em 2014.

Mais Recentes da CNN