Paralisação de motoristas impede circulação de BRT no Rio de Janeiro

Interrupção no serviço nesta segunda-feira (1º) afeta os três corredores do sistema: Transoeste, Transcarioca e Transolímpica; prefeito faz apelo a motoristas

Thayana Araujo, da CNN, no Rio de Janeiro
Passageiros foram pegos de supresa com paralisação de linhas do BRT no Rio
Passageiros foram pegos de surpresa com paralisação de linhas do BRT no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (1º)  • Foto: Divulgação
Compartilhar matéria

Passageiros que dependem do transporte público no Rio de Janeiro foram pegos de surpresa com a paralisação dos articulados do BRT nesta segunda-feira (1º). 

A circulação nos três corredores do sistema está parada, nenhum dos ônibus está nas ruas. Muitas pessoas que utilizam o BRT se aglomeraram nas estações, sem saber que destino tomar sem o transporte de massa.

O Centro de Operações Rio (COR) da Prefeitura do Rio de Janeiro informou à imprensa que o município entrou em estágio de atenção por causa da paralisação. “O estágio de atenção é devido a fatores que influenciam a mobilidade da cidade", segundo o COR.

Para conter a situação, a Guarda Municipal criou um "plano de contingência" com mais de 100 agentes para atuar em estações do BRT. Os guardas atuam em dez pontos dos corredores Transcarioca e Transoeste. Há preocupação com depredação do patrimônio público, manifestações mais acaloradas e a própria interrupção do BRT.

À CNN, o BRT Rio informou que os serviços nos seus três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) foram interrompidos na manhã desta segunda-feira (1º) devido à paralisação das atividades de alguns motoristas que impediram a saída dos ônibus das garagens. 

Embora a operação estivesse pronta para iniciar às 4h, o movimento acarretou irregularidades nos intervalos, inviabilizando a operação em todo o sistema.

O consórcio BRT Rio chegou a informar no fim de semana que vive uma das piores crises desde o início de sua operação na cidade. 

O prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para fazer um apelo aos motoristas do BRT para que retornassem ao trabalho. “Não prejudiquem a população. Sabemos que o sistema passa por um momento difícil, mas estamos trabalhando firme para reequilibrar a situação. São anos de abandono e queremos olhar para frente, encontrando soluções”, diz a postagem de Paes.