Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Festival de Parintins: conheça os triciclos, principal meio de transporte que encanta turistas na ilha

    Este ano, o veículo ganhou uma versão adaptada com rampa para pessoas com mobilidade reduzida

    Parintins 2024: conheça os triciclos, principal meio transporte que encanta turistas na ilha
    Parintins 2024: conheça os triciclos, principal meio transporte que encanta turistas na ilha Mauro Neto/ Secom

    Carol Queirozda CNN Manaus

    Quando se pensa no Festival de Parintins, a primeira imagem que vem à mente são os bois Caprichoso e Garantido, com suas apresentações exuberantes e coloridas. No entanto, há um elemento que é fundamental para a dinâmica do evento e para a cultura local: os triciclos. Esses veículos, além de um meio de transporte prático, são também patrimônio cultural e imaterial do estado do Amazonas.

    Durante o festival, Parintins vê sua população aumentar significativamente, com turistas de todas as partes do Brasil e do mundo chegando para prestigiar o espetáculo. Nesse cenário, os triciclos se tornam essenciais, facilitando a locomoção pela da ilha. Mais do que isso, eles representam um símbolo de identidade e tradição local, uma forma de vivência que reflete a criatividade dos parintinenses.

    Este ano, uma inovação importante será vista na ilha. Entre os 150 tricicleiros apoiados pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), um deles irá conduzir o primeiro veículo adaptado com uma rampa de acesso para receber pessoas com mobilidade reduzida.

    A iniciativa pioneira foi do tricicleiro Adelson Cativo, que trabalha neste segmento há mais de 17 anos. Guiando o veículo sustentável com uma estrutura de metal, coberta por uma lona e que se move pelo guidão de bicicleta, ele investiu com apoio da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), a qual faz parte, em ajustes para inserir uma rampa de acesso.

    Parintins 2024: conheça os triciclos, principal meio transporte que encanta turistas na ilha / Mauro Neto/ Secom

    Adelson conta que a ideia de adaptar o triciclo para atender os visitantes veio a partir de uma vivência particular. “Tenho filhos que possuem mobilidade reduzida e era preciso carregar a cadeira e eles até o triciclo. Com a rampa é mais fácil levá-los para passear ou resolver questões diárias”, disse.

    Com a chegada da celebração dos bumbás, Adelson também espera muita demanda, principalmente pelo público da terceira idade. “Estou muito empolgado, até porque nesse tempo de festival a gente é muito procurado e agora que já sabem que tem os triciclo adaptados para eles, a demanda só tem a crescer”, projeta.

    Durante o Festival de Parintins, os tricicleiros oferecem um City Tour com roteiro especial que passa pelos principais atrativos turísticos da cidade. O meio de transporte charmoso é uma experiência obrigatória para quem quer desfrutar de tudo que a Ilha Tupinambarana pode oferecer.