COP30

Participantes da COP30 podem emitir visto eletrônico de graça; veja como

Medida facilita entrada de estrangeiros no Brasil para a conferência, que será realizada pela primeira vez na Amazônia, em novembro

Tayana Narcisa, da CNN, Belém
Passaporte no Brasil  • Polícia Federal (PF)
Compartilhar matéria

O Brasil vai emitir vistos eletrônicos gratuitos para cidadãos dos países que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para acontecer em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro.

A medida busca garantir praticidade e segurança no processo de entrada dos estrangeiros que virão à Amazônia para o maior evento global sobre clima.

De acordo com o governo federal, nacionalidades que precisam de visto para entrar no Brasil poderão solicitá-lo de forma digital, sem a necessidade de comparecer a consulados.

Até agora, esse tipo de procedimento era restrito apenas a cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

“O sistema de vistos eletrônicos para a COP30 reforça o compromisso do governo brasileiro em assegurar que todos os representantes credenciados tenham condições efetivas de participação e possam receber, sem custos e com agilidade, a documentação necessária para sua viagem a Belém”, afirmou Valter Correia, secretário extraordinário da COP30.

A conferência deve reunir cerca de 50 mil pessoas, incluindo delegações dos 198 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Durante duas semanas, no coração da Amazônia, negociadores e lideranças globais buscarão consensos sobre metas para a redução das emissões de gases de efeito estufa e medidas de combate ao aquecimento global.

Como solicitar o e-Visto COP30

  • O participante precisa receber o aceite de credenciamento emitido pela UNFCCC.
  • O pedido deve ser feito assim que o documento for recebido, com prazo final até quatro semanas antes do início da conferência.
  • O tempo médio de emissão é de dez dias úteis após a solicitação.
  • O e-Visto terá validade até 31 de dezembro de 2025, permitindo múltiplas entradas no Brasil nesse período.
  • O documento pode ser apresentado em formato digital ou impresso na chegada ao país.
  • Menores de 18 anos devem solicitar o visto físico em um consulado brasileiro.

O desenvolvimento da plataforma de solicitação do e-Visto também foi conduzido no Brasil, por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

“A iniciativa agiliza a emissão dos vistos e ainda promove inclusão e acessibilidade, aspectos essenciais para um encontro internacional dessa magnitude”, disse André Agatte, diretor da autarquia.