Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Money

    PEC da Transição terá semana decisiva; BC decide sobre Selic na quarta-feira

    Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados e as finanças

    CNN

    Começa mais uma semana decisiva para o novo governo.

    Membros do grupo de transição devem se reunir na manhã desta segunda-feira (5) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Republicanos), para chegar a um consenso sobre o texto da PEC de Transição — apelidada de PEC do Estouro.

    O prazo é apertado. O texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara, e pelo plenário do Senado Federal na terça e na quarta. Em seguida, deve seguir para a Câmara para que tudo esteja resolvido até o dia 16 de dezembro, prazo para a votação do Orçamento de 2023 e um dia antes do início do recesso parlamentar de final de ano.

    O atual governo também deve entrar nas discussões. Sem dinheiro para pagar sequer as despesas com Previdência deste ano, a gestão Bolsonaro pode precisar pegar carona na PEC para fazer o que seria o sexto furo no teto de gastos e fechar as contas no apagar de luzes de 2022.

    Para além de curiosa, a participação do atual governo nas conversas da equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é indício de que o teto de gastos precisa, de fato, passar por uma reformulação estrutural.

    Na quarta-feira, está previsto o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o orçamento secreto, e a semana ainda guarda decisões sobre a taxa Selic e dados da inflação de novembro.

    Lá fora, o teto de US$ 60 imposto sobre o petróleo russo por potências ocidentais do G7, em represália à guerra na Ucrânia, começa a valer nesta segunda. A sanção traz enormes dúvidas quanto aos impactos em termos de fornecimento da commodity e preços no mundo todo.

    No episódio desta segunda, o CNN Money aborda as perspectivas para a cheia agenda da semana no noticiário político, econômico e internacional.

    Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

    *Publicado por Tamara Nassif