Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PEC das bondades deixa herança arriscada; mercados podem ter pior trimestre da pandemia

    Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yasbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo

    Bruna Baddini

    Do CNN Brasil Business*

    Ouvir notícia

    O pacote de benefícios que está sendo discutido no Senado como parte da PEC dos Combustíveis, ou PEC das bondades, pode ser aprovado nesta quinta-feira (30), com um custo estimado em R$ 38 bilhões.

    O propósito central da medida foi corrigido, com transferência direta do dinheiro para quem precisa, apesar de questionamentos sobre critérios e bases de informação que serão usadas, assim como a parcela que pode ser desperdiçada.

    Ainda em 2021, quando o primeiro presidente da Petrobras foi demitido devido ao aumento no preço dos combustíveis, a grande discussão tem sido fazer uma transferência para a população, mas focada, o que levou à PEC.

    A contradição, porém, está na forma que isso será feito, com um Estado de Emergência previsto na proposta apesar da avaliação positiva do ministro Paulo Guedes sobre a situação do país.

    O calendário, porém, está correndo rápido, e o governo tem 100 dias até a eleição para fazer “bondades”. Com isso, a PEC se tornou uma enorme herança que pesará no país após a eleição, criada por quem pode acabar tendo que carregá-la.

    Além disso, os dados da economia dos Estados Unidos referentes ao primeiro trimestre reforçaram um clima de incerteza no exterior, com preocupações sobre o crescimento e inflação do país. O país é a grande locomotiva da economia mundial, e os ativos vêm refletindo essa incerteza.

    Agora, os mercados fecham o segundo trimestre de 2022 em queda, e a expectativa é que ele tenha sido o pior desde o início da pandemia, em 2020.

    Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yasbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

    Confira também os outros podcasts da CNN Brasil, e inscreva-se no canal no YouTube.

    *Publicado por João Pedro Malar

    Mais Recentes da CNN