Pedido para recriar Ministério da Segurança e mais da tarde de 1º de junho

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, traz as principais notícias do Brasil e do mundo

Ouvir notícia

O pedido para a recriação do Ministério da Segurança Pública e as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre manifestações marcadas para o próximo domingo (7) estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 1º de junho.

Manifestações

Na manhã desta segunda-feira, Bolsonaro falou sobre as manifestações que já estão marcadas para o próximo domingo. “Deixa eles sozinhos no domingo, tá ok? Deixem eles sozinhos”. Essa declaração foi dada depois que um apoiador disse que era preciso “acabar com esses caras de preto batendo na gente”.

Ministério da Segurança

A pandemia e a expectativa de novos conflitos de rua são apontados por parlamentares como motivo para o governo criar, até julho, um ministério que cuide apenas de segurança pública. Atualmente, essa área está dentro do Ministério da Justiça. Para que a ideia saia do papel, o presidente assinaria uma medida provisória. A apuração é da analista Basília Rodrigues, da CNN.

Economia

Diante do otimismo cauteloso nos mercados externos, o Ibovespa variou pouco na abertura do pregão desta segunda-feira, mas permaneceu negativo. No final da manhã o principal índice da bolsa de valores operava em queda de 0,65%.

Protesto nos EUA

O condado de King, que abriga a cidade de Seattle, no estado norte-americano de Washington, decretou estado de emergência, nesta segunda-feira, em razão “da violência e dos roubos associados a alguns dos protestos locais”. Diversas cidades dos Estados Unidos vêm registrando protestos contra a morte de George Floyd, negro, por um policial branco.

Prisões

Mais de 4 mil manifestantes foram presos até o momento durante os atos pela morte de George Floyd. Segundo levantamento da CNN, como forma de conter os atos, 40 municípios do país já implementaram toque de recolher, que inclui prisão para quem desrespeita o horário.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

 

 

 

Mais Recentes da CNN