Perfil que simula site de notícia traz informação falsa sobre Daniela Lima

Perfil que utiliza marca de portal de notícias atribuiu comentário falso sobre incêndio em estátua a apresentadora da CNN; twitter ainda não se manifestou

Giovanna Galvani, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 A jornalista Daniela Lima, âncora da CNN Brasil, foi alvo de ataques que envolveram ameaças de morte e violência após uma página de notícias falsas veicular uma montagem envolvendo o nome da apresentadora. 

Um perfil do Twitter que publica montagens utilizando a marca do portal G1, da Rede Globo, afirmou que Daniela Lima havia comentado sobre o incêndio no monumento do Borba Gato, em São Paulo, no último sábado (23). Pela publicação, ela teria dito que “foi um incêndio pacífico e todos estavam de máscara”.

A informação é falsa. A jornalista Daniela Lima não participava da cobertura do CNN Sábado e não fez nenhum comentário nem na CNN nem em sua conta nas redes sociais. Mesmo sendo falsa, a publicação foi compartilhada mais de mil vezes apenas no Twitter e reproduzida em grupos de WhatsApp. 

Pelas redes sociais, a jornalista publicou mensagens de usuários que receberam a notícia falsa e foram atacá-la no privado. As mensagens têm conteúdo de ameaças e ofensas contra a apresentadora, que buscou o suporte da rede social. O Twitter, porém, ainda não agiu contra a disseminação da montagem.

A CNN procurou o Twitter e questionou a empresa sobre as políticas de remoção de conteúdos e perfis falsos, mas ainda não obteve resposta.

Dani Lima - Fake News
Foto: CNN

Mais Recentes da CNN