Pernambuco deve ter pancadas de chuva durante todo o fim de semana, diz Inmet

Previsão é de que temporais isolados no estado permaneçam até segunda-feira (6); tempestades provocaram a morte de 127 pessoas

Região atingida por deslizamentos de terra em Recife, Pernambuco
Região atingida por deslizamentos de terra em Recife, Pernambuco João Carlos Mazella/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Ingrid Oliveirada CNN

Ouvir notícia

Desde a última semana, o estado de Pernambuco tem sido castigado por fortes chuvas. Até a noite desta quinta-feira (2), o estado havia registrado 127 mortes em decorrência das consequências provocadas pelos temporais.

Diante desse cenário, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse à CNN que este é um “momento extremamente desafiador” e o fenômeno é algo “completamente fora do normal”.

E a situação pode piorar ainda mais, já que a previsão do tempo para os próximos dias não indica tempo firme. Durante todo fim de semana, é esperado que haja pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã desta sexta-feira (3) em Recife deve ter muitas nuvens com chuva isolada. E o tempo permanece chuvoso durante todo o dia. A máxima deve chegar a 29ºC e a mínima fica em 23ºC. No sábado (4), o clima deve ser o mesmo.

Já no domingo (5), a mínima pode chegar a 22ºC e a máxima se mantém em 29ºC. A previsão é que os temporais permaneçam até segunda-feira (6).

O Inmet emitiu alerta de Perigo Potencial para as áreas na região metropolitana de Recife, Mata Pernambucana, Leste Sergipano, Leste Alagoano e Nordeste Baiano.

O nível de chuva deve atingir entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com áreas de risco.

A recomendação é procurar um local seguro durante os temporais, e obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

No Facebook, a Defesa Civil do estado disse que “as forças de segurança pública e defesa social de Pernambuco, reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), concentram esforços na busca de dois desaparecidos em decorrência das fortes chuvas em Pernambuco: no Areeiro, em Camaragibe, onde houve uma vítima de deslizamento de barreiras, e em Paratibe Paulista, onde uma pessoa foi levada pelas enxurradas.”

 

 

Mais Recentes da CNN