PF combate fraude bancária no Paraná e em Goiás

Um dos alvos da operação é um servidor da Caixa Econômica Federal, que agia com uma organização criminosa especializada em estelionato e fraude documental

Vianey Bentes, da CNN, Brasília
Policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em Aparecida de Goiás e Curitiba, no Paraná.  • Divulgação/Polícia Federal
Compartilhar matéria

A Polícia Federal (PF) atua nas ruas no Paraná e em Goiás nesta terça-feira (27) para combater fraudes bancárias, praticadas por uma organização criminosa especializada em estelionato e fraude documental.

Estão sendo cumpridos na operação Caligrafia II dois mandados de busca e apreensão em Aparecida de Goiás e Curitiba, no Paraná, expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal de Anápolis, em Goiás.

Um dos alvos dessa operação é um servidor da Caixa Econômica Federal e o outro é um intermediário que repassava para o grupo criminosos os dados dos clientes do banco.

Cartões e documentos falsificados pelos criminosos. Divulgação/Polícia Federal
Cartões e documentos falsificados pelos criminosos. Divulgação/Polícia Federal

Na primeira fase da operação Caligrafia, três pessoas foram denunciadas por fraudes e ocorreram duas prisões. A investigação iniciou com a prisão em flagrante de um integrante da organização, que tentava sacar de forma fraudulenta, usando nome de outra pessoa, cerca de R$ 7 mil, numa agência da CEF em Alexânia, em Goiás.

Os envolvidos podem ser enquadrados por estelionato qualificado, violação de sigilo funcional e associação criminosa.

O nome da operação se refere aos preparativos para os crimes, em que os investigados treinavam assinatura que constavam nos cartões que seriam fraudados.