Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Planalto avalia acelerar pagamento de emendas e antecipar benefícios para socorrer Amazonas

    Estado enfrenta uma forte estiagem. A seca já prejudica o acesso à água e alimentos para cerca de 100 mil pessoas

    Renata Agostinida CNN

    Brasília

    O Palácio do Planalto se prepara para acelerar o pagamento de emendas e avalia antecipar o pagamento de benefícios como forma de turbinar o socorro o pacote de socorro ao Amazonas. O Estado enfrenta uma forte estiagem. A seca já prejudica o acesso à água e alimentos para cerca de 100 mil pessoas.

    A ideia é que o Executivo autorize emendas que possam ser revertidas em ações de auxílio à população amazonense. O governo já trabalha num cronograma, num movimento apoiado pela bancada de parlamentares do Estado.

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse à CNN que o estado também espera que seja anunciada a antecipação do pagamento de benefícios, como Bolsa Família e seguro-defeso, voltado para pescadores.

    Segundo ele, também foi encaminhado pleito para que haja perdão de dívidas do Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

    O governo federal anunciou na noite de terça-feira, 26, criação de uma força-tarefa para auxiliar o Amazonas, com a contratação de dragagem em rios, compra de cestas básicas e água e apoio para combater queimadas.