PM do Rio cede tecnologia para auxiliar nas buscas do serial killer Lázaro

Duas Estações Rádio Base serão enviadas para auxiliar na perseguição

Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou à CNN, na noite desta terça-feira (22), que vai disponibilizar duas Estações Rádio Base (ERB) para auxiliar as forças de segurança do Estado de Goiás nas buscas ao assassino em série Lázaro Barbosa de Sousa. 

As ERBs possibilitam a conexão entre telefones celulares em uma grande extensão territorial, representando uma vantagem estratégica nas buscas. No Brasil, os equipamentos são exclusivos da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A primeira pick-up – equipada com uma torre de 15 metros de altura - já entrará em operação nesta quarta-feira (23) no perímetro de ação das buscas, permitindo a fala via rádio pelas equipes, onde não há repetidoras.

Os equipamentos que serão cedidos pela PM do Rio foram adquiridos durante a realização de grandes eventos no estado, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, em 2014 e 2016, respectivamente.

Alvo de uma megaoperação que conta com 270 policiais, o serial killer já está foragido há 14 dias. A caçada ao criminoso tem ainda o apoio de drones, câmeras de visão noturna e térmica e cães farejadores, além de uma equipe de cavalaria,  helicópteros e drones.