Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PM usa helicóptero para abater balões no Rio de Janeiro; veja vídeos

    Ação policial aconteceu neste domingo (26), na região metropolitana do Rio

    Isabelle Salemeda CNN

    Seis balões que sobrevoavam a cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, foram abatidos pela polícia militar neste domingo (26). Imagens cedidas pela PM mostram o momento em que alguns deles foram derrubados.

    A ação do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), que contou com apoio do Grupamento Aeromóvel da Corporação (GAM), tinha o objetivo de coibir a soltura clandestina de balões no município.

    Segundo o GAM, procedimento para a derrubada dos balões foi realizado por meio de uma manobra técnica feita pelo piloto da aeronave da PM, que direciona o vento produzido pela hélice do helicóptero na posição contrária ao sentido do balão.

    Com isso, o balão acaba sendo consumido no ar pelas próprias chamas, o que impede que caia em residências da região ou em áreas de vegetação.

    Veja vídeo:

    Ainda segundo a PM, a manobra só é realizada quando o balão está sobrevoando o oceano ou no próprio local de soltura desses artefatos, para evitar acidentes.

    De acordo com a legislação brasileira, soltar balões é o crime. A pena é de prisão de 1 a 3 anos e/ou multa.

    Balão é destruído pelo próprio fogo:

    Para denúncias sobre comercialização, confecção ou soltura de balões, a população pode recorrer ao Disque-Balão, do Disque Denúncia: (21) 2253-1177 (capital), 0300 253 1177 (interior) e pelo WhatsApp (21) 99973-1177.