Brasil investe menos que 82% dos países; petróleo cede e traz alívio

Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam o podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com um balanço dos assuntos que influenciam os mercados, as finanças e a economia

Da CNN*

Ouvir notícia


O IBGE divulga nesta quinta-feira (2) o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2022. No primeiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu 1,4%, apresentando queda dos dois registros posteriores, mas retomando a alta no último trimestre de 2021.

Um levantamento do FGV/Ibre mostra que o Brasil investe menos que 82% dos países. A taxa média de investimento sobre o PIB no mundo passa de 27%, enquanto nos países avançados essa taxa é de 23% e nos emergentes, puxados pela China, o número sobe para mais de 33%; no Brasil, a taxa deve terminar em 18,4%.

Outro destaque do episódio desta quinta-feira é o petróleo, chegou a ver o preço do barril passar de US$ 120 durante a semana. No entanto, uma reportagem do Financial Times que revelou a intenção de a Arábia Saudita aumentar a produção da commodity em razão do embargo do petróleo russo, o que fez os preços caírem a cerca de US$ 113.

Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yasbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

Ouça os episódios anteriores da semana:

Episódio 01/06 – Inflação aumenta incerteza no mundo; e como entender a recuperação do mercado de trabalho

Episódio 31/05 – Alta do petróleo complica cenário econômico no Brasil e no mundo; e a baixa rentabilidade dos fundos de previdência

Episódio 30/05 – Eletrobras entra na reta final para capitalização; vale a pena investir?

Confira também os outros podcasts da CNN Brasil, e inscreva-se no canal no YouTube.

Mais Recentes da CNN