Gestantes e a Covid-19: quais os fatores de risco na gravidez?

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Com pouco mais de oito meses, a gestação de Thaís Lopes já estava com os dias contados e tudo corria bem. Mas a tranquilidade foi interrompida quando a gestante, que tem apenas 26 anos, começou a relatar falta de ar, sintoma típico da Covid-19. No início de fevereiro, ela foi diagnosticada com a doença, e exames mostraram que mais de 40% dos pulmões já estavam comprometidos. Os 12 dias seguintes foram marcados por um parto às pressas e pela intubação de Thaís.

A jovem gestante se juntou à estatística de centenas de mulheres grávidas contaminadas pelo coronavírus. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, relatou que a incidência da Covid-19 é até 70% maior em grávidas do que em mulheres da mesma faixa etária. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA também relatou maiores taxas de internação e intubação. Thaís Lopes, felizmente, escapou de uma terceira estatística: o Brasil ostenta uma das maiores taxas mundiais de mortalidade de gestantes pela Covid-19.

Neste episódio do E Tem Mais, Monalisa Perrone fala sobre os riscos da Covid-19 para mulheres grávidas. Estudos recentes apontam que a incidência da Covid-19 pode ser até 70% maior entre mulheres grávidas, e a taxa de intubação até 88% maior. Na primeira parte do episódio, ela conversa com a enfermeira e infectologista Ethel Maciel, que relatou o aumento de internações de gestantes nos últimos meses e explica por que esse grupo se torna mais vulnerável à Covid-19, mesmo que essas mulheres não apresentem comorbidades pré-existentes. Também participa do episódio a coordenadora de recursos humanos Thaís Lopes, que descreve a experiência da gravidez e do parto que viveu internada pela Covid-19.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com Monalisa Perrone
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN