Falha em sistemas do CNPq provoca novos apelos por mais investimento em ciência

Da CNN, em São Paulo *

Ouvir notícia

Depois de ficar dez dias fora do ar, a plataforma Lattes voltou a funcionar parcialmente no início da noite de terça-feira (3), segundo nota divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o órgão, com o retorno parcial, os currículos depositados no sistema puderam ser acessados novamente, mas ainda não era possível atualizá-los. O CNPq acrescentou que o trabalho de restauração da base de dados ainda está em andamento e que, devido ao número elevado de acessos no retorno, é possível que o sistema apresente lentidão.

Embora o CNPq tenha afirmado que a falha técnica não teve relação com o orçamento da entidade, o longo período fora do ar e os temores de perda de dados durante esses dez dias levaram setores da comunidade acadêmica a lançar novos apelos por mais investimentos em pesquisa científica no Brasil.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira fala sobre o apagão dos últimos dias nos sistemas do CNPq e a reação que o problema causou entre pesquisadores de universidades brasileiras. O pesquisador André Azevedo da Fonseca, professor do Centro de Educação, Comunicação e Arte (Ceca), da Universidade Estadual de Londrina, comenta a importância das plataformas afetadas pelo problema e as dificuldades que a falta de acesso causou, assim como a preocupação com as consequências para a pesquisa científica no Brasil diante da falta de investimentos no setor.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil

* Texto publicado por Diego Toledo

Mais Recentes da CNN