Queixas de propaganda enganosa alertam para limites da publicidade no Brasil
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos instrumentos de defesa do consumidor e das regras de controle contra abusos em anúncios
O Senado aprovou nesta semana a realização de uma audiência pública para ouvir representantes do McDonald’s e do Burger King sobre a venda de lanches com nomes que sugeriam a presença de ingredientes que não faziam parte dos hambúrgueres da linha McPicanha e Whopper Costela, respectivamente.
As duas empresas, que foram alvo de ações do Procon, lamentaram as reclamações de consumidores que se queixaram de propaganda enganosa e negaram a intenção de gerar dúvidas no público. As marcas também anunciaram medidas para corrigir o problema, incluindo a retirada de seus cardápios dos nomes dos sanduíches que motivaram as reclamações.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das regras que definem os limites no Brasil da publicidade de produtos, em especial, de alimentos. Para descrever os mecanismos de controle contra abusos na propaganda e os instrumentos de proteção ao consumidor, participam deste episódio as advogadas Mariana Gondo, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e Maria Inês Dolci, especialista em direito do consumidor.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicada por Diego Toledo)