Enfermeiros encaram exaustão e riscos para ajudar pacientes na luta contra Covid

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Entre momentos de emoção e exaustão, os enfermeiros protagonizaram alguns dos momentos mais duros, marcantes e também tocantes no combate à pandemia no Brasil. Foi com eles que surgiu o “método da mãozinha“, uma técnica que consiste em encher luvas plásticas com água morna e envolver a mão dos pacientes, para confortá-los e melhorar a circulação. A ideia ganhou repercussão mundial.

Foi também uma enfermeira, Monica Calazans, a primeira vacinada contra a Covid-19 no país. “Eu tenho hipertensão, diabetes e obesidade. Eu não sei porque eu não tenho medo, eu não consigo te explicar. É uma profissão que você não pode ter medo”, afirmou em entrevista à CNN. Monica foi uma das premiadas no Prêmio Notáveis CNN.

Neste episódio do E Tem Mais, no Dia Mundial da Enfermagem, Monalisa Perrone conversa com duas enfermeiras inspiradoras que atuaram na linha de frente do combate à pandemia. Paola Bras de Abreu é enfermeira em um hospital privado em Chapecó, Santa Catarina, e, diante do colapso na saúde, pediu, ela própria, para trabalhar na ala da Covid-19. Monalisa também fala com Ethel Maciel, enfermeira infectologista, que ganhou destaque durante a pandemia por suas pesquisas envolvendo o coronavírus.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com Monalisa Perrone
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN