O que pode fazer modelo de trabalho flexível resultar em precarização

Neste episódio do Entre Vozes, Luciana Barreto descreve desafios que sociedade precisa encarar para lidar com transformações nas relações de trabalho

, Em São Paulo
Compartilhar matéria

O trabalho por demanda não é exatamente uma novidade como modelo de ocupação. Nele, não existe a figura do patrão, e o que define a remuneração do trabalhador é o quanto ele trabalha. Mas a tecnologia incorporou novos elementos a essa dinâmica, e os aplicativos repaginaram o modelo de trabalho flexível.

A transformação de empregados em trabalhadores sob demanda tem causado um nó nas leis trabalhistas e, em muitos casos, ficou difícil definir quem é ou não trabalhador, ou quando, de fato, um trabalho autônomo é realmente sinônimo de empreendedorismo e quando é, na verdade, sinal de uma precarização dos empregos.

Neste episódio do Entre Vozes, Luciana Barreto apresenta um panorama das mudanças no mercado de trabalho. O motoboy Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, descreve a rotina dos entregadores de aplicativo que trocaram os sonhos de realização profissional pela urgência de pagar as contas no fim do mês. E a socióloga Ludmila Costhek Abílio, pesquisadora da Unicamp, aponta os desafios que os governos precisam encarar para lidar com as transformações nas relações de trabalho.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Horário de Brasília

Entre Vozes

CNN Mundo

Alma do Negócio

5 Fatos

Abertura de Mercado

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto / Foto: Arte CNN Brasil
Podcast Entre Vozes, com Luciana Barreto / Foto: Arte CNN Brasil

(* Publicado por Diego Toledo)