Polícia Civil desarticula quadrilha que extorquia motoristas no RS
A ação resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de diversos celulares utilizados nos crimes
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (9) a Operação Falsa Chamada, visando combater uma quadrilha especializada em extorquir motoristas. A ação resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de diversos celulares utilizados nos crimes.
A operação, que contou com a participação de aproximadamente 20 policiais civis, resultou no cumprimento de 13 mandados judiciais nas cidades de Esteio e Sapucaia do Sul.
Conforme o delegado Gabriel Lourenço, as investigações começaram há cerca de quatro meses. Até o momento, cinco pessoas foram presas. Na ação, também foram apreendidos diversos aparelhos celulares. Os suspeitos detidos serão encaminhados para audiência de custódia nesta terça-feira (10).
Modus operandi
O grupo criminoso operava de acordo com um modus operandi específico. Os criminosos identificavam veículos com informações de empresas e entravam em contato com os motoristas, alegando haverem sido atingidos pelo carro da vítima.
Mesmo diante da negativa, os criminosos insistiam na acusação e exigiam pagamento em dinheiro. Em caso de pagamento, as ameaças continuavam, inclusive com intimidações e ameaças de morte. Segundo a investigação, ao menos 50 ocorrências policiais foram registradas.