Polícia interdita canil e prende suspeitos de maus tratos a 200 animais
Visita policial ao canil correu após denúncia anônima, cães e gatos foram resgatados e um homem e uma mulher foram presos em flagrante

Um homem e uma mulher, responsáveis por um canil, foram presos por maus tratos a animais, nesta quinta-feira (23), no bairro Travessão, em Dois Irmãos (RS).
A Vigilância Sanitária, junto com a Polícia Civil do estado, encontrou um canil completamente irregular, com mais de 200 animais, entre cães e gatos, em mau estado e com comportamentos anormais.
Foi determinada a interdição do canil.
Veja imagens:
Em nota, a PCRS explicou que recebeu uma denúncia anônima sobre um canil irregular. Após investigações, foi pedido e concedido à organização mandados de busca e apreensão no estabelecimento.
No local, os agentes encontraram cães e gatos de alto valor comercial em maus estados, além de identificarem superlotação e graves falhas estruturais e sanitárias. Não havia separação deles por espécie, idade e condição fisiológica.
Diversos animais estavam com quadros clínicos de diarreia, sarna e dermatites alérgicas. A Associação de Proteção aos Animais do município e de médicas veterinárias prestou atendimento aos pets e relatou que eles apresentavam sintomas de dor, estresse, fome ou desconforto - caracterizando maus-tratos.
Não foram encontrados fichas com informações básicas dos animais, como idade, sexo, histórico reprodutivo, vacinação, doenças ou tratamentos realizados. Também não foram constatadas qualquer tipo de comprovação de vermifugação, vacinação periódica ou de controle de ectoparasitas, como pulgas, carrapatos e ácaros.
O canil também tinha um controle reprodutivo preocupante. Não fazia registros obrigatórios sobre ciclos de cio, coberturas, número de gestações por fêmea, idade dos animais ou intervalo entre gestações - o que desacorda com a legislação vigente.
A Vigilância ainda apontou a falta de uma área destinada à maternidade. As fêmeas grávidas não recebiam atendimento veterinário regular ou eram mantidas em ambientes adequados, e os filhotes não eram monitorados como necessário. Também não havia controle alimentar conforme às necessidades de cada espécie ou fase da vida.
Em relação a infraestrutura do canil, as condições mínimas de higiene estavam comprometidas. O estabelecimento não tinha um piso impermeável e de sistema adequado de drenagem, além da a falta de divisões de espaço entre as espécies.
Os cães e gatos foram resgatados e levados a uma pessoa depositária fiel e responsável pelos cuidados necessários. Os dois suspeitos estão à disposição da Justiça e a polícia segue com a investigação do caso.
*Sob supervisão de AR.


