Posse de Luiz Fux como presidente do STF e mais da noite de 10 de setembro

Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Carol Nogueira

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A posse do ministro Luiz Fux como presidente do Supremo e a reserva de recursos para candidaturas de pessoas negras já nas eleições deste ano estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta quinta-feira, 10 de setembro de 2020.

Novo presidente do STF

A mais alta Corte do país está sob novo comando. O ministro Luiz Fux tomou posse hoje como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai substituir Dias Toffoli pelos próximos dois anos. A ministra Rosa Weber é a nova vice-presidente do STF.

Discurso de Fux

Em seu primeiro discurso como presidente do Supremo, Fux afirmou que não vai admitir agressão ao STF nem qualquer tipo de recuo no combate à corrupção no país.

Recado para Bolsonaro

O ministro Marco Aurélio Mello aproveitou a cerimônia para mandar um recado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estava na sessão. Marco Aurélio afirmou que Bolsonaro governa para todos e que deve corrigir as desigualdades que tanto nos envergonham.

Eleições 2020

O ministro Ricardo Lewandowski determinou que a divisão proporcional de recursos e propaganda eleitoral entre candidatos negros e brancos valerá já nas eleições deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia determinado que a medida só valeria a partir de 2022. O PSOL pediu ao STF aplicação imediata, e o Lewandowski concedeu.

Economia cobra Justiça

Contrariado com a decisão de notificar supermercados a explicar a alta de preços, o Ministério da Economia enviou hoje um ofício ao Ministério da Justiça pedindo informações sobre as ações da pasta “referentes ao monitoramento administrativo de preços de itens da cesta básica”.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

(Edição: Sinara Peixoto)

 

Mais Recentes da CNN