Preencher cratera na Marginal Tietê com concreto estabiliza situação, diz engenheiro
Buraco abriu após vazamento de esgoto em obra do metrô de São Paulo; após estabilização, será necessário bombear água do local para realizar perícia, explicou Luís Otávio Rosa à CNN
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto; veja imagens e relembre histórico da construção • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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À CNN, o engenheiro civil Luís Otávio Rosa disse que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Esse processo permitirá, posteriormente, a retirada da água de esgoto que vazou no local para realização de inspeção de perícia • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera na pista local da Marginal Tietê após desmoronamento em obra da Linha 6-Laranja do Metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Desabamento em obra da Linha 6 - Laranja destruiu parte da pista local da Marginal Tietê na terça-feira (1º) • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve um rompimento de uma galeria de esgoto que causou inundação do túnel das obras do metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Não houve vítimas do acidente; dois funcionários que tiveram contato com a água contaminada receberam atendimento • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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A concessionária Acciona, que constrói a linha 6-Laranja do metrô, disse que equipes e demais técnicos “estão no local para apurar os fatos” • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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João Doria, governador do estado, disse ter determinado "apuração imediata das causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente" • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, a movimentação do solo causada pelas obras do metrô pode ter causado a instabilidade na galeria de esgoto • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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O acidente ocorreu na futura Estação Santa Marina. O desabamento causou transtorno no trânsito, o que resultou na interdição da Marginal Tietê; a pista expressa foi liberada posteriormente • ESTADÃO CONTEÚDO
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O então governador paulista Geraldo Alckmin durante início das obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja do Metrô, em 13 de abril de 2015. • Edson Lopes Jr/A2AD
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A Linha 6-Laranja do Metrô pretende ligar a região noroeste da cidade de São Paulo (Brasilândia) ao centro (São Joaquim). • Edson Lopes Jr/A2AD
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Obras da Linha-6 Laranja do Metrô, em São Paulo, em agosto de 2021.
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No dia 16 de dezembro de 2021, o governo de São paulo iniciou a operação da primeira tuneladora que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja – o chamado "tatuzão". • Governo do Estado de SP
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O governador João Doria acompanhou a inauguração do "tatuzão". "“As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo", disse Doria na época.
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Um acidente em uma obra da linha 6-Laranja do metrô de São Paulo fez com que um pedaço da Marginal Tietê, uma das principais vias da capital, desmoronasse na manhã desta terça-feira (1º).
Em entrevista à CNN nesta quarta (2), o engenheiro civil do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape) em São Paulo, Luís Otávio Rosa, disse que o aumento do buraco aberto na Marginal é explicado pelo desmoronamento que aconteceu por baixo da Marginal.
O engenheiro explica que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região do buraco, e consequentemente impedir novos desmoronamentos.
Dessa forma, será possível posteriormente retirar a água de esgoto que vazou no local para realização de uma inspeção de perícia, que determinará o projeto de recuperação.
“A recomendação é segurança em primeiro lugar. Pode haver um solapamento maior. A gente vê que ele aumentou ontem em direção às pistas da marginal. Então recomenda-se sim tomar cuidado e até mesmo a evacuação dos moradores próximos”, acrescentou.
Ele pontua que a preocupação de motoristas é justificada porque já está escavado o túnel que liga subterraneamente as duas margens do rio Tietê. “É preciso cautela. A passagem de caminhões traz vibração para o solo. Então nós alertamos [aos motoristas]: tenham paciência. É melhor prevenir e tomar cuidado agora, ainda que isso tenha um impacto no tráfego”, declarou.