Previsão da inflação, alerta de crise hídrica em SP e mais de 7 de dezembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A reação do Planalto com o resultado no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a reeleição no Congresso, a projeção da inflação do Boletim Focus do Banco Central e o alerta para uma críse hídrica no estado de São Paulo estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 7 de dezembro de 2020.

STF

O Palácio do Planalto comemorou o resultado do julgamento no Supremo Tribunal Federal que barrou a possibilidade de que os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), possam ser reeleitos pra os cargos no dia 1º de fevereiro. A informação é do analista da CNN Caio Junqueira. A leitura é de que houve um recuo por parte de ministros do STF diante das críticas que vinham sofrendo nos últimos dias e que o jogo nas duas Casas, agora, “está zerado”.

Inflação

Os analistas do mercado financeiro subiram a estimativa de inflação para 2020 pela décima sétima semana seguida, e agora a previsão ficou acima da meta central, de 4%. As expectativas fazem parte do boletim de mercado conhecido como relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

2020 – o pior ano que já existiu

A reportagem de capa desta semana da revista norte-americana Time faz uma retrospectiva de 2020 e define o ano marcado pela pandemia do novo coronavírus como o pior que já existiu – pelo menos para a grande maioria das pessoas vivas hoje. Além da exaustão do confinamento e das quase 300 mil mortes já causadas pelo coronavírus nos Estados Unidos, a publicação menciona e critica também outros episódios do ano, como o assassinato de George Floyd e as queimadas que aconteceram na Austrália e na Califórnia.

Aglomeração no RJ 

Com UTIs quase lotadas no Rio, uma multidão se aglomerou durante um show do cantor Ferrugem que acabou na madrugada de domingo na cidade. O evento aconteceu no espaço cultural da escola de samba Porto da Pedra, em São Gonçalo, região metropolitana. 

Alerta para crise hídrica em SP

O nível de reservatórios de água que abastecem as cidades da Região Metropolitana de São Paulo começa a preocupar especialistas, que acendem o alerta para a possibilidade de uma nova crise hídrica. A situação atual é a pior pelo menos desde 2015, quando o estado ainda se recuperava de sua mais recente crise e o sistema Cantareira fazia uso de sua reserva técnica, conhecida como “volume morto”.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN