Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Primeiras unidades de habitação emergencial doadas pela ONU chegam ao RS

    Equipamentos são os mesmos que foram usados por refugiados venezuelanos em Boa Vista (RR)

    Catarina Nestlehnerda CNN*

    Em São Paulo

    A primeiras unidades de habitação emergencial do ACNUR (Agência da ONU para refugiados) chegaram nesta semana ao Rio Grande do Sul. Outras 200 habitações e mais 16 toneladas de itens de necessidade básica serão enviados.

    “Começaram a chegar nossos itens do galpão de Boa Vista e ainda nesta semana chegarão as doações do ACNUR internacional, vindos da Colômbia, para apoio à emergência”, afirmou o oorta-voz da ACNUR no Brasil, Miguel Pachioni à CNN.

    As unidades de habitação são as mesmas utilizadas em Boa Vista (RR) por refugiados venezuelanos. Os equipamentos formam um abrigo montável que pode ser utilizado no mesmo dia em que for recebido.

    A chamada Unidade Habitacional de Socorro vem em dois pacotes planos com as peças necessárias para a montagem como painéis de teto e parede, uma porta com fechadura e uma lâmpada e carregador alimentados por energia solar.

    Os funcionários do ACNUR embarcaram no segundo fim de semana de maio em direção à base militar de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

    O foco das equipes está no apoio à gestão dos abrigos provisórios e nas necessidades da população. Pachioni informou que além das habitações, outras 16 toneladas de itens serão enviadas ao longo dos próximos dias.

    “Além de enviar itens essenciais de nossos galpões do Brasil e da região, vamos apoiar a gestão de abrigos, o monitoramento das necessidades da população e o compartilhamento de informações confiáveis”, disse Davide Torzilli, representante do ACNUR no Brasil.

    Entre os itens distribuídos estão colchões, cobertores, roupas, lonas, água e kits de higiene. As ações incluem também a realização do processo de documentação da população refugiada afetada.