Primeiro Enem Digital da história acontece neste domingo (31)

A partir de 2026, o Inep pretende extinguir as provas impressas e transformar o exame em 100% digital

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em versão digital da história é realizado neste domingo (31) em todo o país, com exceção do Amazonas que teve o processo adiado devido à crise sanitária. A prova é o piloto do projeto que prevê a transformação completa do Enem impresso para o digital até 2026, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).  

 

Assim como a prova impressa, os estudantes devem se dirigir às escolas e locais estipulados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A realização da prova via computador não permite, portanto, que seja feita de forma remota. 

O formato e a quantidade de questões é a mesma: 180 questões objetivas mais a redação. Dos 5,8 milhões de inscritos no Enem 2020, 96 mil optaram pelo modelo digital que é aplicado em 104 cidades. O exame, além de ser a porta de entrada para as Universidades Federais através do (Sistema de Seleção Unificada) Sisu, é uma maneira dos estudantes de faculdades particulares conseguirem bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Por conta dos riscos impostos pela pandemia do coronavírus, a taxa de abstenção do Enem impressa foi alta. Ao todo, mais de 3 milhões de candidatos não compareceram.

Local de aplicação de provas do Enem em São Paulo
Local de aplicação de provas do Enem em São Paulo
Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo (24.jan.2021)

(Com informações do Estadão Conteúdo). (Publicado por: André Rigue)

Mais Recentes da CNN