Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Procura de brasileiros por universidades em Portugal cresceu 123% em 5 anos

    Além do peso no diploma de uma faculdade europeia, custo benefício e idioma atrai estudantes ao país lusitano

    Layane Serranoda CNN , em São Paulo

    Nos últimos 5 anos a procura de brasileiros para estudar em universidades portuguesas, seja licenciatura, mestrado ou doutorado, aumentou em 123%, segundo dados fornecidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) do Ministério da Educação de Portugal.

    O Brasil é hoje o terceiro país que mais tem jovens indo estudar no país lusitano, ficando atrás apenas da França que registrou um aumento de 340% e da Guiné-Bissau com um aumento de 1085%.

    Em entrevista à CNN, o português Gonçalo Fernandes, Gestor do projeto Universities Portugal e Vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), comentou que o aumento de estudantes brasileiros em Portugal se deve a vários fatores, como credibilidade europeia e custo benefício.

    “Podemos citar diversos motivos que justifiquem a ida de estudantes brasileiros a Portugal. O custo com a propina, que vocês conhecem como mensalidades, dependendo do curso e da faculdade escolhida pode ser mais baixo do que em muitas universidades privadas no Brasil e em outros países do mundo. Além disso, não temos a barreira do idioma, as universidades portuguesas aceitam o Enem como vestibular e a formação em Portugal tem reconhecimento em toda a União Europeia.”

    Além desses fatores, Gonçalo comenta também que Portugal é reconhecido pela qualidade de vida, ocupando a 6º posição do Global Index 2022 de pais mais seguro do mundo, o que acaba atraindo não apenas estudantes, mas também famílias que decidem viver nas grandes cidades.

    “Os lugares mais buscados para estudar em Portugal são Porto, Lisboa, Coimbra e Braga, essa última está recebendo muitas famílias e consequentemente estudantes brasileiros. O investimento com os estudos varia muito com o curso e com a universidade escolhida, mas podemos avaliar um custo em torno de 1250 euros a 3500 euros anuais para cursos nas áreas de humanas e engenharia.

    ”Para a faculdade de medicina humana existe uma limitação, segundo Gonçalo. Brasileiros que queiram estudar lá precisam fazer algumas matérias do ensino médio português e ter a cidadania portuguesa para poder se formar e atuar na área: “Há algumas exceções, por exemplo, quando há transferência de um curso superior para o de medicina, mas normalmente o processo para entrar na faculdade de medicina humana é mais limitado”.

    Medicina, inclusive, é uma das áreas que carece de profissionais em Portugal. Gonçalo reforça que engenharias e profissionais de tecnologia também são procurados para oportunidades no mercado português, porém reforça que a maior demanda dos brasileiros para estudar em Portugal nos últimos 5 anos foi para os cursos nas áreas de ciências empresariais, administração, cultura e direito.

    Para além das universidades, também existe em Portugal o ensino politécnico, mais focado na compreensão técnica. Todas as escolas aceitam estudantes de nacionalidade não portuguesa e levam em consideração a nota do ENEM.

    Em outubro, a Universities Portugal e outras instituições internacionais participarão do Salão do Estudante, maior feira de estudos no exterior da América Latina, que acontecerá em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Para mais detalhes, acesse esse link.

     

    Tópicos