Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Projeto levará conteúdo sobre a Amazônia para escolas

    Iniciativa é dos institutos iungo, Reúna e Uma Concertação pela Amazônia

    Carol Queirozda CNN

    Em Manaus

    Foi lançado nesta quinta-feira (17) o projeto Itinerários Amazônicos. A ideia do programa educacional é levar questões ambientais, sociais, culturais e econômicas da Amazônia Legal para alunos do ensino médio.

    A iniciativa é dos institutos iungo, Reúna e Uma Concertação pela Amazônia, com parceria e investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.

    O programa é gratuito e disponibiliza materiais pedagógicos com temáticas amazônicas e realiza formação continuada com educadores das redes de ensino para implementação das ações nas salas de aula.

    A programação é atrelada à Base Nacional Comum Curricular e também aos currículos estaduais do ensino médio. A estimativa é de que o programa atinja 1 milhão de estudantes e 54 mil professores em 3.000 escolas de todo o país.

    A ideia, segundo especialistas envolvidos na criação do projeto, é “amazonizar” o currículo do ensino médio, para que todos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre a região amazônica, de modo estimular a preservação.

    O lançamento do programa ocorreu em Manaus (AM), já que a implementação das ações começa pela região Norte do país. Mesmo em fase inicial, já está em oito dos nove estados da Amazônia Legal. A ideia é chegar a todas as salas de aula do país.