Quadrilha faturava R$ 150 mil por mês com furto de combustíveis no Amapá, diz PF
Gasolina era retirada de carga em navios que transportavam combustíveis partindo de Manaus (AM) ou Belém (PA)
A Polícia Federal (PF) no Amapá (AP) deflagrou nesta sexta-feira (15) uma operação contra pessoas suspeitas de compor um grupo criminoso especializado no furto de combustíveis. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Santana, município vizinho a Macapá, capital do estado.
Segundo a PF, os criminosos furtam cerca de R$ 150 mil por mês em combustíveis de navios que partiam de Manaus, no Amazonas, ou Belém, no Pará.
A PF suspeita que alguns dos investigados possam pertencer a uma facção criminosa com forte atuação no estado.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados podem responder pelos crimes de furto qualificado e por integrar organização criminosa. As penas podem chegar a 12 anos de prisão, mais pagamento de multa.
A ação desta sexta-feira é um desdobramento de ações de fiscalização fluvial da Polícia Federal na região entre Santana e Macapá.
De acordo com as investigações, o combustível furtado era revendido para postos de gasolina clandestinos. “Um outro objetivo dos investigados seria, em tese, o de auxiliar uma facção criminosa a cometer outros delitos, como tráfico de drogas e diversos outros furtos na região, abastecendo embarcações utilizadas por pessoas faccionadas”, afirma a PF.
* Sob Supervisão de Felipe Andrade