Queiroga volta a depor na CPI da Pandemia, eleição no Peru e mais de 8 de junho

Confira o '5 Fatos Manhã', apresentado pela âncora da CNN Elisa Veeck

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O segundo depoimento do atual ministro da Saúde na CPI da Pandemia e a disputa acirrada para a presidência do Peru estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta terça-feira, 8 de junho de 2021.

Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, volta a depor hoje de manhã na CPI da pandemia. Queiroga foi reconvocado após o presidente Jair Bolsonaro participar de uma manifestação sem máscara e com registro de aglomerações entre os apoiadores. O depoimento acontece às vésperas da Copa América no Brasil, alvo de polêmicas em meio ao agravamento da pandemia.

Crédito

O Senado deve votar hoje a medida provisória que facilita o acesso ao crédito para amenizar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia. A MP, já aprovada na Câmara semana passada, dispensa a apresentação de vários documentos e comprovantes para conseguir empréstimos.

Reforma administrativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se reúne hoje com líderes partidários para um almoço onde será discutida a comissão especial da reforma administrativa. Segundo Lira, a distribuição deve englobar partidos de bancadas pequenas para que todos tenham direito de participar do colegiado. Ele ainda reforçou que nenhum servidor público terá o direito adquirido ameaçado pela reforma.

Copa América

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a vacinação dos atletas para a Copa América no Brasil não será obrigatória. Queiroga detalhou alguns dos protocolos de segurança seguidos na competição, como a testagem dos jogadores a cada 48 horas, isolamento em andares distintos de hotéis, além de ônibus higienizados.

Eleição no Peru

No Peru, o candidato da esquerda, Pedro Castilho, segue à frente da opositora de direita Keiko Fujimori na apuração dos votos da eleição presidencial. Castilho tem menos de 1% de vantagem sobre Fujimori com pouco mais de 96% das urnas apuradas.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN