Raia de espécie rara é encontrada na praia de Santos

Banhistas encontraram o animal na praia; ele foi levado para o aquário municipal, onde receberá atendimento

Raia encontrada em Santos foi levada para o aquário da cidade
Raia encontrada em Santos foi levada para o aquário da cidade Foto: Divulgação/ Aquário de Santos

Fabrício Julião*, da CNN, em Sâo Paulo

Ouvir notícia

Uma raia “roxa”, da espécie Pteroplatytrygon violácea, foi encontrada por banhistas na segunda-feira (31/08), na praia de Santos. 

Segundo a prefeitura de Santos, uma equipe do aquário do município foi até o local onde o animal se encontrava, na faixa de areia, para fazer o resgate. Inicialmente ele foi colocado novamente no mar, mas relatos indicam que o animal voltava para a parte seca. 

Leia mais:
Cobras de 2,5 metros caem do forro em casa na Austrália; veja fotos
Crocodilo de 4,4 metros é capturado em área turística da Austrália

A equipe, então, colocou a raia em quarentena, em um tanque com filtragem mecânica e biológica no aquário. Ela será medicada e terá acompanhamento por um time de biólogos e veterinários. 

O biólogo e coordenador do Aquário de Santos, Alex Ribeiro, comunicou que a receita de bilheteria do aquário é utilizada para o tratamento, alimentação e cuidados de manutenção dos animais, incluindo os resgatados:“É legal perceber que, indiretamente, os visitantes também estão ajudando a cuidar dessa raia”, disse. 

Vale ressaltar que a raia encontrada é rara em águas rasas, de hábitos pelágicos – ou seja, vive em águas oceânicas abertas. A prefeitura informou que o aquário já registrou outras ocorrências e a equipe técnica irá analisar as possíveis relações entre os casos.

(Sob supervisão de Evelyne Lorenzeti)

Mais Recentes da CNN