Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Relembre as maiores tragédias aéreas envolvendo o Brasil

    Último acidente aéreo brasileiro havia sido com avião da TAM em 2007

    Da CNN

    O avião da companhia aérea Voepass, que fazia a rota entre Cascavel, no Paraná, e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, caiu na cidade de Vinhedo, interior paulista, matando 62 pessoas.

    O voo 2283 entrou para a lista de maiores acidentes aéreos envolvendo brasileiros. Foi o maior acidente na aviação comercial brasileira desde 2007, quando um avião da TAM saiu da pista do Aeroporto de Congonhas e atingiu o hangar da companhia, matando 187 pessoas que estavam a bordo da aeronave.

    Voo Lamia 2933

    Avião que levava jogadores da Chapecoense, integrantes da comissão técnica e jornalistas para o jogo contra o Atlético Nacional para disputar a final da Copa Sul Americana, na Colômbia, caiu no dia 28 de novembro de 2016, matando 71 pessoas próximo do aeroporto de Medelín (Colômbia). Seis pessoas foram resgatadas com vida.

    Voo Air France 447

    O voo AF447, um Airbus A330 da Air France, caiu no Oceano Atlântico durante rota entre o Rio de Janeiro e Paris em 1º de junho de 2009, matando 228 pessoas.

    Os corpos estavam sendo encontrados a 70 Km da região onde a aeronave fez o último contato, na região do arquipélago de São Pedro e São Paulo.

    Voo TAM 3054

    O Airbus A320 da TAM (atual Latam), de matrícula PP-MBK, decolou às 17h19 do dia 17 de julho de 2007 do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Pouco antes das 19h, a aeronave teve problemas ao pousar e bateu em um prédio da TAM Express.

    A aeronave tinha 187 pessoas a bordo, sendo 181 passageiros (dois eram crianças de colo) e seis tripulantes em serviço.

    Voo GOL 1907

    Em 2006, um Boeing 737 da Gol caiu em Mato Grosso após ser atingido por um jato Legacy. O acidente deixou 154 pessoas mortas.

    O voo 1907 decolou de Manaus (AM) e tinha a cidade de Brasília como destino.

    Voo TAM 402

    Um avião Fokker 100 da TAM caiu sobre residências no bairro do Jabaquara, próximo à cabeceira do Aeroporto de Congonhas, no dia 31 de outubro de 1996.

    A queda do avião foi provocada por uma falha no reversor da turbina direita (o freio aerodinâmico), que abriu durante a decolagem. O acidente deixou 99 pessoas mortas.

    Voo Learjet 25D (Mamonas Assassinas)

    O jatinho que transportava os integrantes do grupo de músicas e performances irreverentes chocou-se com a Serra da Cantareira no fim da noite de sábado, em 2 de março de 1996, a poucos minutos do pouso em Guarulhos, cidade natal do grupo.

    Morreram todos os integrantes (Dinho, os irmãos Samuel e Sérgio, Júlio e Bento), o piloto Jorge Luiz Germano Martins, o co-piloto Alberto Yoshihume Takeda e dois assistentes dos artistas, o ajudante de palco Isaac Souto Schuri Lambers e o segurança Sérgio Saturnino Porto.

    Voo VASP 168

    Um Boeing 727 da Vasp bate em uma colina, pouco antes da aterrissagem em Fortaleza, no Ceará, e deixa 137 mortos. Na época, foi o maior desastre aéreo da aviação nacional.

    Voo Transbrasil

    O Voo Transbrasil 303 era uma linha aérea nacional da companhia aérea homônima e ligava Belém a Porto Alegre, por meio de escalas em várias capitais. No dia 12 de abril de 1980, um acidente aéreo interromperia o voo 303 próximo de Florianópolis.

    Transportando 50 passageiros e 8 tripulantes, o Boeing 727 prefixo PT-TYS que realizava essa linha aérea bateria na encosta do Morro da Virgínia (32 quilômetros do Aeroporto de Florianópolis) durante a aproximação para o pouso no Aeroporto Hercílio Luz. Dos 58 ocupantes da aeronave, apenas 3 sobreviveram ao desastre.

    (*Com informações da Agência Estado)

    Tópicos