Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Retirada do sigilo de documentos sobre a Covaxin, Prouni e mais de 27 de agosto

    Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

    Da CNN

    em São Paulo

    A derrubada do sigilo de documentos que tratam sobre a compra da vacina Covaxin e o prazo para os candidatos pré-selecionados na lista de espera do Prouni confirmarem seus dados nas instituições particulares de ensino estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 27 de agosto de 2021.

    Ministros do STF

    Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deixaram claro a interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que antes de qualquer encontro entre os chefes de poderes é preciso que o próprio Bolsonaro faça uma manifestação pública em favor da democracia e instituindo uma espécie de “pacto de não-beligerância” entre os poderes. É esse o sinal que os ministros da corte têm dito como necessário para o retorno do diálogo entre o Executivo e o Judiciário.

    Luz

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou, na noite desta quinta-feira (26), durante a live que realiza semanalmente, que a bandeira vermelha na tarifa de conta de luz “não é maldade”. Segundo o presidente, a medida é adotada para que o governo consiga pagar outra fonte de energia, no caso as termelétricas, já que os reservatórios de água vivem uma seca histórica. Bolsonaro pediu, ainda, que as pessoas apaguem um ponto de luz em suas casas para economizar energia.

    Covaxin

    A Justiça Federal acatou pedido da CPI da Pandemia e derrubou sigilo de documentos que tratam sobre a compra da vacina Covaxin. O sigilo havia sido imposto pelo Ministério da Saúde. Os arquivos haviam sido enviados, em julho, à comissão, mas a pasta suspendeu, em 6 de agosto, o acesso aos documentos sob alegação de que o processo ainda estava em fase preparatória “podendo sua divulgação prejudicar o andamento”. A decisão, à qual a CNN teve acesso, afirma que a União “não trouxe aos autos elementos concretos que esclarecessem a motivação do ato”.

    Vacinas contra a Covid-19

    Técnicos da Anvisa se reúnem hoje com representantes da Janssen e da Pfizer. Segundo a agência, serão discutidas informações sobre os imunizantes contra a Covid-19 produzidos pelas farmacêuticas. Na semana passada, a Anvisa pediu aos dois laboratórios dados sobre uma nova aplicação de reforço.

    Educação

    Termina hoje o prazo para os candidatos pré-selecionados na lista de espera do Prouni confirmarem seus dados nas instituições particulares de ensino. A lista está disponível no portal do Ministério da Educação.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br