Rio de Janeiro tem atividades físicas coletivas liberadas em novo decreto
Prefeitura manteve a proibição de banhos de sol na faixa de areia; e prática de exercício físico deverá seguir as medidas preventivas

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), liberou nesta quarta-feira (14) a prática de atividades físicas individuais ou coletivas em áreas públicas da cidade, como praias, praças, parques e ruas. Os exercícios somente serão permitidos desde que não gerem aglomeração e atendam às medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento social. O decreto foi publicado no Dário Oficial Município.
A gestão municipal, no entanto, não especifica no documento o número de pessoas reunidas que passaria a caracterizar aglomeração, bem como não define quais práticas esportivas estão liberadas e se enquadram no quesito de atividades coletivas permitidas pela prefeitura - e que não geram multa por violações às regras sanitárias.
"Essas atividades ao ar livre têm baixo risco de transmissão. Não há porque ficarem proibidas.", avaliou Alberto Chebabo, infectologista e membro do Comitê Científico da Prefeitura do Rio, sobre a flexibilização das regras.
A medida manteve a proibição da presença de ambulantes, da realização de feiras e de banhos de sol na faixa de areia. As restrições também valem para parques e cachoeiras. Em contrapartida, o decreto permitiu a ampliação do horário de funcionamento de clubes a partir das 6h até as 21h. Antes, com as restrições, essas atividades só podiam começar às 11h.
As regras para o comércio, os serviços e as indústrias estão mantidas. O funcionamento presencial de bares e restaurantes está mantido até às 21h. A prefeitura do Rio decidiu flexibilizar as medidas restritivas na última sexta-feira (09). As novas medidas valem até a próxima segunda-feira (19).
A prefeitura acredita que as restrições impostas no último dia 26 de março indicaram uma queda nos atendimentos a pacientes com Covid. Só na última segunda-feira (12), 400 pessoas foram atendidas com suspeitas da doença, de acordo com o painel de atendimentos da Covid-19 do município. No último boletim epidemiológico o município do RJ foi classificado com risco muito alto.